Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento

O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.


O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, particularmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, os idosos já ultrapassam 11% da população total (15% no Rio de Janeiro). Dados contabilizam que, em 2025, esta população ultrapasse os 20%. Este fenômeno é determinado pela diminuição da natalidade, pelo melhor controle de doenças infecciosas em geral e pelo desenvolvimento de práticas preventivas para problemas de saúde em geral. Tudo isto contribui para o progressivo aumento da longevidade.

O Cepe também tem a finalidade de ser um espaço de discussão de temas relacionados e capacitar profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso, por meio de debates, cursos e seminários abertos ao público. O Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento é uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro. Os estudos possibilitarão novas propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso e a capacitação dos profissionais de saúde e outras categorias profissionais em cuidados geriátricos e gerontólogos.

No ano de 2014, o Cepe lançou a página na internet dedicada a temas sobre terceira idade nomeado de Instituto Virtual do Envelhecimento e Saúde do Idoso (Ivesi). Acesse www.ivesi.org e saiba a opinião ou tire dúvidas com especialistas da área por meio de uma linguagem simples e direta.

Em 2015 o Cepe inaugurou o Espaço de Leitura Mirian Goldenberg, aberto ao público, a partir dos 60 anos, para consulta de livros e revistas que contribuam para a reflexão sobre o tema do envelhecimento. Além de ser mais um espaço de socialização para os idosos.