Fazenda Vital Brazil

A Fazenda Vital Brazil foi inaugurada no dia 28 de abril de 2010. Com 17 alqueires, o espaço fica em Cachoeiras de Macacu e foi comprado com o objetivo de ser um lugar para a criação dos equinos utilizados no processo da produção de imunoglobulinas e soros hiperimunes. A Fazenda fica a aproximadamente 76 km de sede do instituto, no Km 23 da estrada RJ 122, em Cachoeiras de Macacu.
As particularidades das atividades da Fazenda Vital Brazil estabelecem necessidades específicas de funções e fluxos para elaboração do planejamento de seus ambientes e edificações. Além de oferecer as condições ambientais da preservação de reservas naturais da Mata Atlântica existente, conforme estabelecido pela legislação ambiental rural do Brasil, foi necessário adequar as suas áreas produtivas ao atendimento principal de criação dos equinos que servem à etapa de produção de plasmas hiperimunes, como insumo farmacêutico ativo (IFA) para a produção de soros.

    Veja mais Fotos:   1  2  3  4  5
    Melhor visualização Internet Explorer.
As instalações da fazenda já estão sendo utilizadas por alunos de Veterinária da UFF para aulas práticas e estão abertas a outras faculdades públicas e privadas que queiram fazer convênio com o Vital Brazil.

Central de Produção de Plasma Hiperimune

O Instituto Vital Brazil construiu na Fazenda Vital Brazil a Central de Produção de Plasmas Hiperimunes, que é uma das mais modernas do país. O local tem área classificada para manter a qualidade do ar interno. A pressão interna é controlada de maneira que o ar sujo não entra no ambiente, o que é importantíssimo para a questão de limpeza e assepsia do local, já que neste laboratório é feita a separação do plasma das hemácias do sangue do cavalo, além do armazenamento do plasma até envio ao Instituto Vital Brazil.

O laboratório da Central de Produção de Plasmas Hiperimunes é uma edificação com 127m² e com os requisitos de controle e qualidade do ar de áreas limpas.

    Veja mais Fotos:   1  2  3  4  5  6
    Melhor vizualização Internet Explorer.
As áreas dos galpões de apoio à Central de Produção de Plasmas Hiperimunes têm 438m² e são totalmente cobertas e pavimentadas, com ventilação e iluminação natural,  sistema de captação das águas servidas, drenagem superficial e das pias e lavatórios,  com bancadas secas e molhadas, que permite que os animais e os profissionais do instituto possam atuar em condições compatíveis e qualificadas.
A Central de Produção de Plasma possui sistema de condicionamento e controle da temperatura do ar, grau de pureza do ar e da pressão com insuflação e exaustão por filtragem que oferecem a segurança e a qualidade necessárias às atividades desenvolvidas. Os equipamentos de climatização permitem também que o controle higrotérmico (de umidade e temperatura) ofereça condições de conforto humano compatíveis com as funções planejadas para o local.
Conforme as exigências técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre necessidades solicitadas quanto a pressões, temperatura, número de renovações, foi necessária a instalação de um sistema composto por um condicionador de ar especial.

Serpentário Fazenda

Como parte das comemorações dos 147 anos do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha foi inaugurado, em 28 de abril de 2012, o Serpentário da Fazenda Vital Brazil (em Cachoeiras de Macacu). O modelo é exatamente o mesmo projetado pelo cientista e que funcionou durante décadas, a partir dos anos de 1920, no Instituto Vital Brazil, em Niterói.

 O conceito ecológico contido nestes ambientes, criados para que as serpentes pudessem facilmente se adaptar e se reproduzir, representa mais uma das referências ao pioneirismo de Vital Brazil.