Homenagens

Barca Rio-Niterói - Uma das barcas que atravessa diariamente a Baía de Guanabara, com capacidade de transportar 2 mil pessoas, leva o nome do cientista Vital Brazil na proa da embarcação.

Rua no Zoológico do Rio de Janeiro - A rua escolhida para homenagear o cientista é uma das maiores e mais importantes do Zoológico do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista. Na esquina com a Alameda Macaco Tião, é o ponto mais visitado do parque.

Herói da Pátria - O cientista Vital Brazil faz parte do Livro “Heróis da Pátria”, maior reconhecimento a um cidadão brasileiro. O busto de Vital Brazil se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, no subsolo da Praça dos Três Poderes, em Brasília.


Hospital em São Paulo - Fundado no final de 1945 e referência nacional no atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos, o Hospital Vital Brazil funciona no Instituto Butantan, em São Paulo.

Museu Histórico - O Instituto Butantan reproduz em seu Museu Histórico o laboratório em que trabalhou o Dr. Vital Brazil, fundador do Instituto. O museu foi inaugurado em 11 de junho de 1981.

Livro Escolar - Lançado pela Duna Dueto Editora (www.dunadueto.com.br), o livro Vital Brazil, de Nereide Schilaro Santa Rosa, é a primeira biografia para crianças sobre um cientista brasileiro.

Literatura de Cordel - A história do cientista tornou-se cordel. Publicado em janeiro de 2014 pelo autor Gonçalo Ferreira da Silva, o passado de Vital Brazil é contado em repente.



Rodovia - Vital Brazil dá nome à rodovia BR 267, que liga Juiz de Fora a Poços de Caldas, cidades do sul de Minas Gerais. Com cerca de 200 Km, a estrada foi “batizada” em 1965 (centenário de nascimento do cientista) pelo Presidente da República, Castelo Branco.


Casa da Moeda/Banco Central - Vital Brazil estampou a cédula de 10 mil cruzeiros entre 1991 e 1994.

Colégio Vital Brazil – O Colégio Albert Sabin, em SP, abriu uma nova filial e elegeu o cientista Vital Brazil como patrono do colégio, por compartilhar valores como respeito ao conhecimento, ao ambiente acadêmico e ao ser humano.­