05/02/2018
Vital Brazil organiza simpósio sobre biotecnologia


Niterói sediará debate no dia 7 de março




No próximo dia 7 de março, o Instituto Vital Brazil promoverá o Simpósio Nacional de PD&I em Biotecnologia na Saúde. O objetivo do encontro é criar um ambiente para discussões no âmbito da biotecnologia, para promover o compartilhamento de informações e a construção do conhecimento, com foco na definição de uma estratégia de aplicabilidade da pesquisa biotecnológica. O evento acontecerá das 8h30 às 16h30, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, que fica na Rua Andrade Neves 31, São Domingos, Niterói/RJ. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por aqui.


“Também será foco do evento o treinamento de empreendedores e o debate sobre a parte regulatória de medicamentos biotecnológicos. Esperamos, ainda, atingir os pesquisadores e acadêmicos, contribuindo com a capacitação de profissionais e estimulando senso crítico para a pesquisa aplicada nas áreas de biotecnologia e de saúde”, completa Arnaldo Lassance, diretor científico do Instituto Vital Brazil.


Este será o quinto evento na área de biotecnologia promovido pelo Instituto Vital Brazil. De acordo com Lassance, a ideia é que o Simpósio de Biotecnologia apresente uma visão estratégica de aplicabilidade da pesquisa biotecnológica, considerando os temas que estão em voga atualmente, em busca da abertura de um espaço para a interação entre academias, governo e empresas.


O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.



Programação preliminar:

8h30 – 9h30 – Café e credenciamento 

9h30 – 10h –  Mesa de abertura 
Edimilson Migowski (Presidente do Instituto Vital Brazil)
Luiz Antônio Teixeira (Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) – a confirmar
Gabriel Neves (Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) – a confirmar

10h – 10h50 – Regulamentação de produtos biológicos
Palestrante: a confirmar

10h50 – 11h40 – Patrimônio genético
Palestrante: Danilo de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)

13h30 – 14h20 – 100 anos da doação da patente do soro + Soro antiapílico
Palestrantes:
Marcelo Moreira (Instituto Vital Brazil)
Luís Eduardo da Cunha (Instituto Vital Brazil)

14h20 – 15h10 – Medicamentos biológicos
Palestrante: Leda Castilho (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) – a confirmar

15h30 – 16h20 – Biotério do futuro
Palestrante: Marcel Frajblat  (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)