10/12/2019

Vital Brazil abre inscrições para Encontro sobre Coleções Biológicas

Evento acontecerá em fevereiro de 2020 em Niterói

O Instituto Vital Brazil abriu inscrições para o II Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces (II ENCBI), que pretende estimular a reflexão e debater sobre as coleções científicas e sua importância para a ciência no país. O evento acontecerá de 10 a 13 de fevereiro de 2020, no  Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Praia Vermelha, em Niterói.

Entre os objetivos do II ENCBI estão: identificar as principais lacunas de conhecimento que podem ser preenchidas por meio do uso integrado de coleções biológicas e diferentes disciplinas; demonstrar o impacto de coleções biológicas para acessar a história e conservação da biodiversidade; destacar exemplos dos benefícios e impactos que as coleções biológicas estão promovendo na ciência e na sociedade; além de discutir como bioprospecção e conservação da biodiversidade podem caminhar de mãos dadas.

O evento contará com alguns minicursos, que acontecerão no dia 10 de fevereiro, das 10h às 17h. Os temas dos minicursos são “Coleções, Conservação De Aves E Consultoria Ambiental: Conciliando Pesquisa E Licenciamento” (Prof. Thiago Filadelfo), “Herbários e Desenvolvimento De Medicamentos Fitoterápicos: uma Abordagem da Viabilidade Técnica e Regulatória” (Profa. Leide Ferreira), “Serpentes, Ofidismo e Coleções Biológicas de Animais Peçonhentos” (Prof. Claudio Machado), “Biologia Molecular Aplicada à Saúde Ambiental e Biossegurança” (Profa. Adriana Sotero Martins), “Modelagem de Nicho e Conservação Biológica em Cenários Futuros de Mudanças Globais” (Profa. Tainá Rocha e Profa. Mariana M. Vale) e “Coleções e Prática de Mapeamento com o Qgis para a Conservação da Biodiversidade” (Profa. Thaís Guedes). O limite de 20 vagas para cada minicurso.

As inscrições on-line podem ser feitas até o dia 31 de janeiro pelo site www.llencbi.com, e custam para profissionais R$120 (evento) ou R$140 (inclui um minicurso) e para estudante R$60 (evento) ou R$80 (com minicurso). O pagamento deve ser efetuado por depósito ou transferência bancária para FEMPTEC - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro (CNPJ: 07.581.316/0001-63, Banco Itaú, Agência: 0380, Conta: 80.015-1). O comprovante precisa ser enviado para o e-mail ceavitalbrazil@gmail.com. Os estudantes precisam encaminhar o comprovante escolar. Durante o evento, serão aceitas inscrições presenciais.
  .

O evento conta com o apoio da Faperj e da Femptec.

Sobre o Instituto – Em junho, o Instituto Vital Brazil completou 100 anos de existência. É uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligada à Secretaria de Estado de Saúde. O instituto é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.