18/11/2019

Instituto Vital Brazil abre inscrições para evento científico

Seminário reunirá especialistas em animais peçonhentos no dia 28 de novembro na AMF, em Niterói

 

Estão abertas as inscrições para o Seminário “Acidentes por Animais Peçonhentos: da Negligência em Saúde à Inovação Biotecnológica”. Organizado pelo Instituto Vital Brazil, o evento faz parte das comemorações do primeiro centenário da Instituição e acontecerá no dia 28 de novembro, quinta, das 9h às 18h30, na Associação Médica Fluminense (AMF). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail centenario@vitalbrazil.net.

Entre os temas abordados estão alternativas para a soroterapia, tratamentos para o envenenamento de cobras, aranhas, peixes e escorpiões, além de discussões acerca dos acidentes por animais peçonhentos, que hoje são considerados doenças negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento é aberto a todos os interessados.

Sobre o Instituto – Em junho, o Instituto Vital Brazil completou 100 anos de existência. É uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligada à Secretaria de Estado de Saúde. O instituto é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.

 

Confira a programação:

 

9h - Mesa de Abertura

9h30 - NEGLIGÊNCIA EM SAÚDE: NOVAS PERSPECTIVAS PARA ANTIGOS DESAFIOS  (Claudio Mauricio de Souza – Instituto Vital Brazil)

10h10 - ENVENENAMENTO POR ARANHA MARROM: DA PESQUISA À TERAPIA (Denise Tambourgi - Instituto Butantan)

10h50 - ALTERNATIVAS E INOVAÇÕES PARA A SOROTERAPIA E TRATAMENTO DO ENVENENAMENTO ESCORPIÔNICO (Clara Guerra Duarte – Funed)

11h30 - DOENÇAS TROPICAIS NO BRASIL: DA NEGLIGÊNCIA À INVISIBILIDADE (Elba Lemos – IOC / Fiocruz)

12h10 – Almoço

13h20 - EXPLORANDO OS VENENOS DE SERPENTES BRASILEIRAS: SAÚDE PÚBLICA, BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA (Lina Zingali – ICB / UFRJ)

14h - PEIXES PEÇONHENTOS E SUAS TOXINAS, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA (Monica Lopes Ferreira – Instituto Butantan)

14h40 - Intervalo

15h - ANIMAIS RESISTENTES AOS ENVENENAMENTOS POR SERPENTES E SEUS INIBIDORES NATURAIS (Jonas Perales – IOC / Fiocruz)

15h40 - PROPOSTA DE OBSERVATÓRIO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL (Rejane Lira da Silva – NOAP/UFBA e Rede Vital para o Brasil)

16h20 - Debate/perguntas

16h40 - A OBRA CIENTÍFICA PUBLICADA DE VITAL BRAZIL – E-BOOK (Rosany Bochner – ICICT/ Fiocruz)

17h30 - Mesa de Encerramento