28/10/2021

Mesa redonda homenageia os 110 anos da Defesa contra o Ophidismo   


Em comemoração aos 110 anos do livro “Defesa contra o Ofidismo”, obra escrita pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha em 1911 e lançada simultaneamente em português e francês, que foi um marco na história da ciência, a primeira mesa redonda do último dia do 2º Web Encontro Vital para o Brasil trouxe um time de craques. 

A mesa foi composta por Júlia Prado-Franceschi (da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp), Francisco Franco (do Instituto Butantan),  Giuseppe Puorto (do Instituto Butantan) e Pedro Federsoni (do Instituto Adolfo Lutz), com mediação de Tânia Kobler Brazil (do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia - Noap/Ufba). 

Tenha acesso à mesa na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=hZV2pj8wbpM&t=0s

O 2º Web Encontro Vital para o Brasil - Ciência Cidadã foi uma parceria do Instituto com a Rede Vital para o Brasil e a Casa de Vital Brazil, e contou com o apoio financeiro da Faperj. Grande sucesso em 2020, esta nova edição tem o objetivo de destacar os 120 anos da soroterapia antiveneno de Vital Brazil e os 110 anos do livro “A Defesa contra o Ofidismo”. Para isso, irá reunir alguns dos maiores pesquisadores envolvidos com animais peçonhentos do Brasil e importantes nomes internacionais também.