28/10/2021

Evento termina com premiações e muita emoção

A última mesa redonda do evento trouxe Osvaldo Augusto Sant’Anna (do Instituto Butantan), ÉricoVital Brazil (da Casa de Vital Brazil e do Instituto Vital Brazil) e Tânia Kobler Brazil falando sobre “120 anos de soroterapia antiveneno eficaz: da revolução dos franceses a um mineiro vital”.  A mesa foi finalizada com a condecoração de Osvaldo com a medalha Vital Brazil.

Em seguida, Flavia Cappuccio, da Fundação Ezequiel Dias e integrante da organização do evento, anunciou os trablhos premiados: em 1º lugar “Soroterapia dos Envenenamentos Ofídicos e Escorpiônicos no Brasil (2008-2019)”,  de Mariana Brito Gomes de Souza; em 2º lugar, “Diversidade e Distribuição das Espécies de Escorpiões (Arachnida: Scorpiones) na Conurbação Cuiabá-Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil”, de Jessé Martins Ribeiro Junior; e em 3º lugar, “Purificação e Caracterização de Componentes do Veneno de Lasiodora Sp. com Potencial Biotecnológico”, de Dávila Regina Pacheco Silva.

A mesa de encerramento contou com a presença de Érico Vital Brazil, da Casa de Vital Brazil e Instituto Vital Brazil; Mônica Dalmacio e Claudio Mauricio Souza, do Instituto Vital Brazil;  Flavia Cappucio, da Funed; Tânia Vital Brazil e Rejâne Lira da Silva, do NOAP/UFBA e da Rede Vital para o Brasil; Giuseppe Puorto, do Instituto Butantan; e Rozana Ribeiro Silva, da Cruz Vermelha; além de Hugo Gomes, representando a comissão técnica do evento.

O 2º Web Encontro Vital para o Brasil - Ciência Cidadã foi uma parceria do Instituto com a Rede Vital para o Brasil e a Casa de Vital Brazil, e contou com o apoio financeiro da Faperj. Grande sucesso em 2020, esta nova edição tem o objetivo de destacar os 120 anos da soroterapia antiveneno de Vital Brazil e os 110 anos do livro “A Defesa contra o Ofidismo”. Para isso, irá reunir alguns dos maiores pesquisadores envolvidos com animais peçonhentos do Brasil e importantes nomes internacionais também.