26/10/2021

Segundo dia de evento começa com palestra de Mariângela Simão, da OMS



O segundo dia do 2º Web Encontro Vital para o Brasil começou com um nome de peso no cenário atual de pandemia de covid-19. Com o tema “Soros e Vacinas: a Imunoterapia e sua importância para a humanidade”, Mariângela Simão, diretora-geral assistente para Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), abriu o dia com uma palestra que abordou principalmente a importância da vacinação em tempos de pandemia.     

De acordo com Mariângela, um possível cenário futuro é que, com altos níveis de imunidade populacional em todos os países (não só com a vacinação, mas também de pessoas que se recuperaram da doença), a morbidade e a mortalidade por covid-19 vão se reduzir significativamente. Embora já esteja comprovado que a vacinação reduza a transmissão, atualmente, na maior parte dos países, a vacinação encontra-se em um patamar insuficiente para levar a transmissão a um nível menor que 1 para 1.  Outro ponto importante discutido foi como a desinformação e a divulgação de mensagens conflitantes torna mais lenta a possibilidade de um cenário melhor da pandemia chegar.

Moderada por Elba Lemos, do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz, a médica se surpreendeu ao saber que o cientista Vital Brazil havia doado a patente do soro antiofídico ao Governo no início do século XX e finalizou a palestra fazendo um agradecimento especial a todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.  

Tenha acesso à palestra na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=WnmkfbAE4MQ

O 2º Web Encontro Vital para o Brasil - Ciência Cidadã vai até quarta-feira, dia 27. O encontro é uma parceria do Instituto com a Rede Vital para o Brasil e a Casa de Vital Brazil, e conta com o apoio financeiro da Faperj. Grande sucesso em 2020, esta nova edição tem o objetivo de destacar os 120 anos da soroterapia antiveneno de Vital Brazil e os 110 anos do livro “A Defesa contra o Ofidismo”. Para isso, irá reunir alguns dos maiores pesquisadores envolvidos com animais peçonhentos do Brasil e importantes nomes internacionais também.