14/04/2021

Palestra “Acesso ao Patrimônio Genético e a Biotecnologia”, com Danilo Oliveira

Para a terceira palestra da tarde desta terça, 13, o XI Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação em Biotecnologia do Instituto Vital Brazil trouxe Danilo Oliveira, professor, formado em farmácia industrial pela UFF e doutor em química de produtos naturais pela UFRJ. Danilo falou sobre o “Acesso ao Patrimônio Genético e a Biotecnologia”. Abrindo sua palestra com o histórico e contextualização do tema, Danilo questionou os participantes do simpósio com a seguinte pergunta: quanto vale a biodiversidade?

De acordo com Danilo, para começar a entender o valor da biodiversidade, é necessário pensar no fluxo de serviços ambientais, que envolve fatores como o ciclo das chuvas, fertilidade dos solos, manutenção da fauna e flora e até mesmo a qualidade de vida.

Segundo o palestrante, o Brasil, então, tem um papel de destaque nesse assunto: de acordo com a Fapesp, nós temos a maior diversidade de plantas do mundo, com mais de 45 mil espécies identificados em território nacional, correspondendo à uma presença no território brasileiro de 10% de todos os organismos identificados no mundo. Dessas espécies brasileiras, apenas 1% já foram exploradas geneticamente. Mas quando o desenvolvimento de produtos gerados a partir do estudo genético da biodiversidade brasileira por órgãos internacionais, configura biopirataria? Seriam esses produtos um aproveitamento indevido do conhecimento e patrimônio genético?

Ainda de acordo com Danilo, para entender sobre o Patrimônio Genético, alguns conceitos são importantes: o patrimônio em si são todas as plantas, animais, microrganismos e outros seres de vivo, em seu habitat natural ou não. Os conceitos ligados ao acesso ao patrimônio genético são muito amplos: a pesquisa é definida, por exemplo, como qualquer atividade, experimental ou teórica, que gera novos conhecimentos. Isso provocou mudanças na academia, como nos casos de microrganismos: tudo que é isolado de microrganismos é Patrimônio Genético brasileiro.

Hoje, as legislações acerca de temas como coletas - obtenção de amostras, por remoção do indivíduo de seu habitat natural ou por colheita de amostras biológicas – e acessos estão sendo discutidas com a academia e as sociedades tradicionais brasileiras. Ainda assim, o tópico apresenta diversas ressalvas e divergências, provocadas por lacunas na lei. Nesse quesito, Danilo explora a necessidade da conscientização da academia sobre a legislação e também a desburocratização da pesquisa e desenvolvimento sobre Patrimônio Genético.

Para assistir à palestra na íntegra, clique em www.youtube.com/watch?v=mKl-WZjohM4&t=1904s

Sobre o evento - O Simpósio On-line de Ciência, Tecnologia e Inovação em Biotecnologia começou nesta terça, dia 13, e vai até a próxima quinta, dia 15. O objetivo é promover o compartilhamento de informações e a construção de conhecimento através de debates com foco no desenvolvimento de fármacos, nos estudos sobre venenos animais e sobre a importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica, e ainda no desenvolvimento do soro anticovid19 pelo Instituto Vital Brazil e parceiros. Inscreva-se gratuitamente e saiba mais em www.vitalbrazil.rj.gov.br/biotecnologia

Sobre o Instituto - O Instituto Vital Brazil completou 100 anos em junho de 2019. É uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.