25/10/2021

Palestra trata da evolução do ofidismo no Brasil

Instituto Vital Brazil patrocina Webinar Monitoramento Ambiental para Atendimento à RDC 301/2019 e INC35/2019

No início da tarde do primeiro dia de evento, Yukari Mise, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), trouxe a palestra “A evolução do ofidismo no Brasil e seus impactos sobre as populações negligenciadas”.

Mediada por Paulo Sérgio Bernarde, da Universidade Federal do Acre (Ufac), a palestrante contou um pouco sobre o histórico dos acidentes com animais peçonhentos e da entrega de soros. Yukari discutiu sobre o risco deste tipo de acidente não ser homogêneo pelas populações e observou a importância de olhar pelos grupos negligenciados.

Yukari possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1998), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2009) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Ambiental e do Trabalhador, Epidemiologia dos envenenamentos por animais peçonhentos e Ensino de Ciências.

Tenha acesso à palestra na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=BvE17DrTKKo

O 2º Web Encontro Vital para o Brasil - Ciência Cidadã vai até quarta-feira, dia 27 e é um evento on-line, totalmente gratuito. Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.2webencontrovitalbrazil.com/ e preencher o formulário.