28/04/2022

Aniversário de Vital Brazil é comemorado nesta quinta

Vital Brazil

Hoje é um dia muito especial para a ciência brasileira e mundial. Foi em 28 de abril de 1865 que nasceu Vital Brazil Mineiro da Campanha.

Nascido em Campanha, cidade do sul de Minas Gerais, Vital Brazil é o responsável por descobrir que, para cada tipo de veneno de serpente, era preciso um soro específico (o que chamamos de especificidade do soro antiofídico). Foi ele também quem fundou os Institutos Butantan, em São Paulo, e Vital Brazil, em Niterói.

No final do século XIX, depois de se formar pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Vital Brazil trabalhou por alguns anos em São Paulo, ajudando a combater epidemias muito marcantes da época, como cólera e febre amarela. Até que foi incumbido de produzir soro antipestoso na então Fazenda Butantan, no final de 1899. Surgia então o embrião do que hoje é conhecido como Instituto Butantan. Vital Brazil dirigiu a instituição até 1919, quando partiu para Niterói, então capital do Rio de Janeiro.

Em Niterói, o cientista ergueu o Instituto Vital Brazil, primeira instituição do Estado a realizar vacinação antirrábica e exames voltados para a saúde pública.
Nos anos seguintes, a instituição se destacaria pela inovação, com as pesquisas sobre aracnídeos e como porta de entrada da vacina BCG no país.

Vital Brazil é um orgulho para todos nós do Instituto!

Saiba mais sobre o cientista em: http://www.institutovitalbrazil.rj.gov.br/historia-cientista.html