06/05/2020
Devorados por aranhas?

O que você sabe sobre a alimentação das aranhas? Elas geralmente consomem insetos. Algumas espécies maiores podem comer répteis, pássaros e pequenos mamíferos. Até aí, nenhuma novidade, certo?

Errado! Os cientistas Martin Nyffeler, da Universidade de Basileia, na Suíça, e Klaus Birkhofer, da Universidade de Lund, na Suécia, fizeram uma descoberta espantosa! Em estudo publicado na revista científica Science of Nature e divulgado em reportagem do jornal Washington Post, foi revelado que o peso somado de todas as refeições realizadas em 12 meses por aranhas é superior ao de todos os humanos do planeta!

De acordo com Martin e Klaus, as aranhas consomem entre 440,9 e 881,8 milhões de toneladas anualmente. Os humanos adultos do mundo juntos pesam, aproximadamente, 316,3 milhões de toneladas e as crianças, 77 milhões de toneladas.

Portanto, você não entendeu errado: segundo o estudo, caso todas as aranhas do planeta se unissem para uma refeição, conseguiriam devorar todos os humanos em apenas um ano! E, possivelmente, ainda ficariam com fome!

A revelação é bombástica! Por isso, consultamos o especialista Cláudio Maurício, coordenador do Laboratório de Artrópodos do Instituto Vital Brazil. “O texto é meio apocalíptico, mas tem uma base científica real. Se calcularmos o tamanho da população global de aranhas e quanto consomem de biomassa (alimento), em um ano teremos um resultado próximo ao peso da biomassa da população humana. Então, é possível inferir, dentro dessas premissas, que as aranhas seriam capazes de consumir todos os homens em um ano”, explica ele.

Por enquanto, seguimos aliviados, afinal, as aranhas ainda não organizaram esse farto banquete!

  Sobre o Instituto - O Instituto Vital Brazil completou 100 anos em junho de 2019. É uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.