09/06/2021

9 de Junho: Dia da Imunização

Hoje é Dia da Imunização! Vacinas são importantes não apenas para as pessoas se protegerem individualmente, mas para a saúde da população como um todo.

Através delas é possível conter doenças infecciosas que ameaçam a vida: algumas já foram erradicadas e outras são controladas por meio da vacinação.

As vacinas estimulam a produção de defesas do organismo usando anticorpos específicos, ensinando ao corpo como se defender de cada doença. Quando submetido ao problema, o sistema de defesa é reativado por sua memória imunológica, produzindo os anticorpos necessários à sua proteção.

A carteirinha de imunização deve estar em dia em todas as fases da vida, seja para bebês, crianças, jovens, adultos, idosos ou gestantes! Não dê bobeira: descontinuar seu calendário vacinal pode deixá-lo suscetível a doenças evitáveis e sobrecarregar ainda mais os sistemas de saúde.

Neste momento, além das campanhas regulares do calendário de Vacinação do Ministério da Saúde, estão acontecendo as vacinações contra a Covid-19 e contra a gripe. Fique de olho nas datas de sua cidade para não perder o período da sua imunização!