26/04/2021

Vital Brazil na mídia

Na manhã desta segunda, dia 26, uma equipe da agência espanhola de notícias EFE, quarta maior agência de notícias do mundo, esteve no Instituto Vital Brazil e na Fazenda Vital Brazil para gravar uma matéria sobre a pesquisa do soro anticovid. Além de imagens do controle de qualidade, dos cavalos e do plasma hiperimune, gravaram entrevistas com a vice-presidente do Instituto, Karina Belfort; a diretora Industrial Marcia Antunes; o pesquisador Marcelo Strauch e o veterinário Leonardo Meirelles.

Sobre a pesquisa - A pesquisa do soro anticovid-19 teve início em maio de 2020, na Fazenda Vital Brazil, em Cachoeiras de Macacu, quando cavalos foram inoculados com a proteína S recombinante do coronavírus, produzida na Coppe/UFRJ. Depois de sete semanas, o estudo revelou que os plasmas de quatro dos cinco animais apresentaram de 20 a 100 vezes mais anticorpos neutralizantes contra o novo vírus do que os plasmas de pessoas que tiveram a doença, tratamento também em estudo, chamado de “plasma de convalescente”.

O soro do Instituto Vital Brazil passou por testes in vitro, ou seja, em laboratório, que comprovaram que o medicamento bloqueou a ação do vírus.  Após autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, o estudo encontra-se em fase final de delineamento de protocolos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação de testes em humanos.

Sobre o Instituto - O Instituto Vital Brazil completou 100 anos em junho de 2019. É uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.