26/10/2015
Instituto Vital Brazil realiza III Feira Científica Literária
O objetivo é estimular e desenvolver jovens talentos para a área das ciências

No próximo dia 29 de outubro, o Instituto Vital Brazil,​ em parceria com a Universidade Federal Fluminense,​ promove a III Feira Científica Literária do Projeto Jovem Cientista. O evento tem como objetivo o intercâmbio de livros, leituras, debates científicos e apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos do ensino médio.

A Feira terá a apresentação de 14 trabalhos com temas variados. Oito são de participantes do Projeto e seis de alunos do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Científica e os três melhores serão premiados.

Oficina com plantas aromáticas e condimentares e oficina de construção literária fazem parte da programação, além de palestras sobre informação e tecnologia no mundo contemporâneo e a valorização da identidade visual. O evento será realizado de 8h às 17h, na quadra do Colégio Estadual Guilherme Briggs (Rua Mário Vianna, 625, Santa Rosa – Niterói).

Projeto Jovem Cientista - O projeto tem o objetivo de estimular e desenvolver jovens talentos para a área das ciências. Para isso, o Instituto Vital Brazil em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Colégio Estadual Guilherme Briggs e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), selecionou alunos do ensino médio e introduziu em seus laboratórios, onde aprendem ciência fazendo ciência. A integração entre universidade, empresa e escola favorece o despertar da vocação científica, resultado alcançado neste projeto que iniciou em 2013, com quinze jovens de 15 a 19 anos. Além de serem inseridos no ambiente de pesquisa aplicada, os alunos apresentam seus trabalhos em eventos da área científica. Esse foi o caso da jovem cientista Crislayne Sabino, 1º lugar na apresentação de trabalhos da I Feira Científica Literária. Ela foi representar os outros participantes do Projeto, em Portugal, no Congresso Internacional da Associação Nacional para o Estudo da Sobredotaçã (Aneis). "O Projeto Jovem Cientista representa papel inovador que o Instituto Vital Brazil assume na área da educação, ciência e tecnologia", disse Antonia Cavalcanti, coordenadora geral do projeto pelo Instituto Vital Brazil.

Confira a programação:

8h30h • Cerimônia abertura (auditório)

Secretário de Estado de Saúde - Felipe Peixoto

Diretora do Colégio Estadual Guilherme Briggs- Profª Alcinéa Souza Rodrigues da Silva

Diretor Presidente do Instituto Vital Brazil- Antonio Joaquim Werneck de Castro

Diretor Científico do Instituto Vital Brazil- Cláudio Maurício Vieira de Souza

Assessora Especial do Centro de Estudos do Instituto Vital Brazil - Antonia Maria Cavalcanti de Oliveira

Escola de Inclusão da Universidade Federal Fluminense- UFF - Profª Cristina Maria

Carvalho Delou e Profª Helena Carla de Castro

Diretor do Colégio Estadual Manuel de Abreu – Profº Marco Muniz

9h • Palestra: “Informação e Tecnologia no Mundo Contemporâneo” – Sérgio de Castro Martins - Doutorando em Ciência da Informação (Auditório)

9h • Oficina de aproveitamento integral dos alimentos com degustação – Profª Genilda Rita da Silva (refeitório)

09h30 • Apresentação dos Trabalhos de Iniciação Científica ao Comitê de Avaliação

10h • Oficina: “Plantas aromáticas e condimentares - Principais uso” – Leide Ferreira e Cintia Manhães- Farmacêuticas IVB (Laboratório- 2º andar)

10h • Oficina “Mitos e Verdades” – Profª Sônia Nogueira – Coordenadora do PIBID interdisciplinar da UFF (Audivisual- 1ºandar)

Intervalo Almoço

13h • Oficina de Construção Literária – Marco Polo Aceti Brazil- Produtor Cultural (Auditório)

13h30 • Palestra: “Valorização da Identidade Nacional” – Marcos Fabrício Welge Gonçalves - Mestre em Direito Intelectual - (Audiovisual- 1º andar)

14h • Oficina: “Plantas aromáticas e condimentares- Principais uso” – Leide Ferreira e Cintia Manhães - Farmacêuticas IVB (Laboratório- 1º andar)

14h • Oficina: “Descobrindo a luz e o som do silêncio” – Profª Suzana Planas –Profª de óptica da UFF (Audiovisual- térreo)

15h30 • Resultado e premiação dos três melhores trabalhos de Iniciação Científica (Audiovisual – 1º andar)

16h • Encerramento - Encenação da Construção Literária – Marco Polo Aceti Brazil e alunos do CEGUIB

Exposições das 9h às 16h (quadra)

Produções do Projeto LEIA – Lendo Estamos Incentivando A Cultura

Animais Peçonhentos do Instituto Vital Brazil

Tenda dos Autores- Editora Muiraquitã

Mostra de Experiências- PIBID Interdisciplinar – Profª Sônia Nogueira

Materiais de Acessibilidade – Profª Suzana Planas –Profª do Grupo Sensibiliza UFF

Colégio Pedro II Niterói- Materiais de acessibilidade produzidos por alunos do Ensino Médio

Projeto Mais Leitura- Imprensa oficial do Estado do Rio de Janeiro

CLIN – produtos reciclados para o dia-a-dia

O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.