31/07/2015
Instituto Vital Brazil celebra o Dia Nacional da Saúde
A programação terá doação de sangue, mesa redonda e aulas coletivas

Nos dias 4 e 5 de agosto, o Instituto Vital Brazil abre suas portas para a população cuidar da saúde. Diversas atividades serão realizadas para comemorar os 150 anos do cientista Vital Brazil e o Dia Nacional da Saúde, entre 8h30 e 16h, na sede do Instituto (Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói). A programação inclui ginástica, doação de sangue, feira de alimentos orgânicos, aula de zumba, entre outros.

“Somos uma instituição de saúde e, como tal, sempre realizamos eventos para chamar a atenção da população para cuidar de si, dos seus e do ambiente. Esse ano, teremos como tema Água como manutenção da vida”, disse o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck. Para falar sobre o tema, já confirmaram presença na mesa redonda o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, o gerente de Engenharia e Operações da Águas de Juturnaíba, Felipe Vitorino, e como representante da Secretaria de Estado de Ambiente, Rosa Formiga, além das colaboradoras do Vital Brazil, Carolina Bailon e Mariana Estevão.

A programação será dividida em dois dias e vai ter um pouco de cada coisa. Para mexer o corpo: aulas de ginástica laboral, Muay Thai com Cleyton Nunes e Vinicius Pimentel do Projeto Machado (que realizam atividades sociais na Ititioca), zumba com Mad Betânia e ginástica do Projeto Gugu (que trabalha com idosos em diversos pontos de Niterói). Para cuidar da saúde, vai rolar uma palestra sobre terapia do som, com Fabrício Olivares, e o Laboratório de Biomarcadores do Instituto realizará exames de glicose (para medir a taxa de açúcar no sangue - diabetes) e hemoglobina (que mede se a pessoa está ou não com anemia). O evento vai reunir expositores para falar sobre o uso de fitoterápicos como condimento natural e fitocosmético, banco de leite humano, aleitamento materno, terapia do som e uma feira de alimentos orgânicos. Além disso, será realizada a 5ª edição da campanha “Quem Doa Sangue Doa Vida”, uma parceria com o Hemorio para coleta de sangue, exposição de animais peçonhentos e a extração pública de veneno de cobras e escorpiões. Confira a programação.

O Dia Nacional da Saúde tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a educação sanitária e ressaltar a importância dos cuidados com a saúde. “A data é, também, uma homenagem a Oswaldo Cruz, um dos mais importantes médicos do Brasil, responsável por erradicar epidemias como peste, febre amarela e varíola no país”, explicou Werneck.

O Instituto – O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.