31/10/2014
Cepe lança página dedicada à terceira idade
Página vai ter especialistas para comentar os mais variados assuntos dessa área

No dia 4 de novembro, o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento do Instituto Vital Brazil inaugura o Instituto Virtual do Envelhecimento e Saúde do Idoso (Ivesi). O Ivesi é uma página na internet dedicada a temas sobre a terceira idade. O lançamento será realizado em uma cerimônia no auditório do Cepe (Rua Padre Leonel Franca, 248 – Gávea), às 10h.

“O site www.ivesi.org vai funcionar como uma plataforma de notícias que saem na imprensa e outros meios de comunicação sobre temas relacionados à terceira idade. Os temas serão comentados por especialistas da área para tirar dúvidas e explicar em uma linguagem mais simples”, diz Jerson Laks, um dos idealizadores do projeto e subcoordenador técnico do Cepe. O projeto é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, particularmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, os idosos já ultrapassam 11% da população total (15% no Rio de Janeiro). Dados contabilizam que, em 2025, esta população ultrapasse os 20%. Este fenômeno é determinado pela diminuição da natalidade, pelo melhor controle de doenças infecciosas em geral e pelo desenvolvimento de práticas preventivas para problemas de saúde em geral. Tudo isto contribui para o progressivo aumento da longevidade.

O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo promover o envelhecimento saudável, ser um ambiente de debates e formação voltado para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e realizar avaliação interdisciplinar dos idosos.

​​O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.