23/08/2013
Cepe promove curso de Cuidador Social
São 35 vagas para maiores de 18 anos com ensino fundamental completo

O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) do Instituto Vital Brazil  abre inscrições a partir de 23 de agosto para a segunda turma do Curso de Cuidador Social de horário extensivo (164h). O curso é gratuito e são oferecidas 35 vagas para maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo. Interessados devem fazer a inscrição aqui até o dia 4 de setembro.

As aulas serão realizadas na sede do Cepe, que fica na Av. Padre Leonel Franca, 248, Gávea – RJ, às quintas-feiras, de 9h às 17h. O cronograma conta com aulas teóricas, práticas e visita a uma instituição de longa permanência voltada para o cuidado de idosos.

A relação dos candidatos aprovados será divulgada no dia 10 de setembro. As entrevistas ocorrem entre os dias 17 e 19 do mesmo mês e a divulgação final será no dia 21. Durante as entrevistas, os candidatos devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, certificado de escolaridade, carteira de identidade, CPF e uma foto 3X4 recente. As aulas tem previsão de início para o dia 26 de setembro. A ausência da documentação ocasionará a desclassificação do candidato. Os interessados deverão acompanhar pelo site do Instituto Vital Brazil as datas das entrevistas e o resultado da seleção.

Os alunos receberão o material didático (apostila) e, ao final do curso, os participantes com mais de 75% de frequência recebem certificado de conclusão.

Idosos - No Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas já ultrapassaram os 60 anos de idade. Esse número representa aproximadamente 10% da população e muitas dessas
necessitam de cuidados feitos por profissionais bem preparados para auxiliá-las em suas tarefas diárias e melhorar sua qualidade de vida. O curso de Cuidador Social é direcionado tanto aos profissionais de saúde quanto às pessoas leigas, além de poder ajudar familiares e profissionais no trato com portadores de deficiência.
O Cepe é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.