28/03/2014
Coleções Biológicas e suas Interfaces é tema de encontro
Pesquisadores nacionais e internacionais debaterão o assunto no Rio

De 20 a 23 de maio, o Instituto Vital Brazil e a Rede Vital para o Brasil trazem pesquisadores nacionais e internacionais, representantes das políticas públicas e estudantes para o Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces no Rio de Janeiro. A proposta é discutir a relevância das coleções biológicas de animais peçonhentos do país.

O evento é dividido em minicursos, mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos científicos. “Temas ligados aos acidentes com animais peçonhentos são prioridade na missão do Instituto Vital Brazil e da Rede Vital Para o Brasil, entidades envolvidas na realização do Encontro”, disse Breno Handam, Curador da Coleção Científica do Instituto Vital Brazil e parte da Comissão Organizadora do Encontro.

A iniciativa servirá para ampliar a consciência do público em geral de que as coleções biológicas são ferramentas importantes, muitas vezes únicas, sobretudo, quando aplicadas a outras áreas do conhecimento como a sistemática, ecologia, biogeografia, saúde pública e ambiental. Também serão abordadas questões relacionadas à gestão das coleções científicas dentro do cenário nacional, com reflexões sobre como elevar a qualidade das atividades inerentes ao tema e seus profissionais no país. A programação completa e o formulário de inscrição já estão disponíveis. Clique aqui!

Palestras e Publicações Científicas
Os interessados em submeter trabalhos científicos ao Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces têm até 27 de abril para inscreverem suas propostas. No site do evento, na aba submissão de resumos, há detalhes sobre formato e prazos. As inscrições para ouvintes e para os minicursos também já estão liberadas na aba inscrições.

Os minicursos abordarão as temáticas: “Coleções Biológicas de Animais Peçonhentos em Saúde Pública”; “Serpentes, Ofidismo e Coleções Biológicas de Animais Peçonhentos”; “Coleções Didáticas como Ferramentas para a Educação e Divulgação Científica” e “Métodos Avançados em Taxidermia”.

Coleção Científica do Instituto Vital Brazil
A coleção científica do Instituto Vital Brazil tem sua origem na fundação da instituição, em 1919. A partir de 1923, com a vinda do pesquisador francês Jean Veillard, foi iniciada a catalogação dos exemplares obtidos para os estudos relativos aos animais peçonhentos. A partir do início da década de 1940, o médico Otílio Machado organizou a coleção na sala da antiga divisão de Zoologia Médica do Instituto, como apoio ao ensaio da Zoologia e à exposição ao público.

A coleção teve vários avanços com o passar do tempo e atualmente conta com cerca de 3 mil exemplares entre serpentes, lagartos, quelônios, anfíbios, artrópodes, crânios, hemipênis e tecido (DNA). O acervo ajuda a contar a história do Instituto, da ocupação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro e da história do próprio país. Compõem o acervo espécies da fauna fluminense, assim como exemplares de outros estados brasileiros. O material pode ser consultado por profissionais e estudantes de todo o país que queiram usar a coleção como objeto de pesquisa.

O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.