O Instituto Vital Brazil NÃO tem mais gerência sobre o CARTÃO CUIDADOS ESPECIAIS. Desde 1º de agosto de 2015, o programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Seesqv). Os telefones da Seesqv são 2334-9830, 2334-9865, 2334-9781. O e-mail da Seesqv é contatoseesqv@seesqv.rj.gov.br.

01/12/2014
Estado amplia programa de oferta de fraldas geriátricas
Número de postos para usuários passará de 19 para 2.200 Por: Núcleo de Imprensa - Governo do Estado do Rio de Janeiro

A partir de janeiro de 2015, o número de postos à disposição dos usuários do programa Farmácia Popular passará de 19 para 2.200. O aumento da oferta de pontos de venda está sendo promovido pela migração do programa para um novo formato: o Cartão Cuidados Especiais, que vai integrar o serviço oferecido pelo Governo do Estado ao do governo federal.
- A intenção é dar mais qualidade de vida aos usuários. O consumidor vai ter o conforto de escolher onde vai comprar as fraldas, podendo optar pela marca e tamanho de sua preferência. O cartão será recarregado automaticamente todo dia 15 de cada mês, com o valor de R$ 76,80. Basta, então, que o usuário busque um das farmácias credenciadas ao “Aqui tem Farmácia Popular”. Ao comprar a fralda descartável, tem um subsídio do governo federal de R$ 0,64 por fralda. E, agora com o nosso cartão, o cadastrado tem mais R$ 0,64 – explica o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck.

A integração do serviço oferecido pelo Estado ao programa do governo federal vai ainda possibilitar o aumento da quantidade de fraldas que podem ser compradas mensalmente por casa usuário – de 96 para 120 unidades.

Desde fevereiro deste ano, já são mais de 16 mil cadastrados. Até o fim deste mês, a previsão é de que todos os usuários já tenham recebido o cartão Cuidados Especiais. Aqueles que ainda não receberam podem procurar um dos postos da Farmácia Popular até o dia 31 de dezembro, data em que se encerrarão as atividades das Farmácias estaduais. Caso o usuário não receba o cartão neste prazo, basta procurar orientação para o cadastro pelo telefone 0800-8889697, entre segunda e sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O novo sistema já está em funcionamento nos municípios de Niterói, Petrópolis, Resende e Volta Redonda, desde março. O benefício é concedido para pessoas com renda mensal inferior a R$ 2 mil, com mais de 60 anos de idade e/ou portadores de necessidades especiais, com mais de 18 anos, com incapacidade permanente de locomoção.

Medicamentos

Com a desativação dos 19 postos das Farmácias Populares até 31 de dezembro deste ano, o Governo do Estado continuará repassando verba para a compra e fornecimento de medicamentos básicos para os municípios. Desde 2007, os municípios recebem do Governo do Estado repasse de verbas para o cofinanciamento da assistência farmacêutica. Desde então, até abril deste ano, foram repassados mais de R$ 209 milhões às prefeituras. A ideia é que os clientes das Farmácias Populares adquiram os remédios nos polos de distribuição municipal. Outra opção também é procurar os postos credenciados no programa “Aqui tem Farmácia Popular”, que distribui medicamentos, alguns gratuitamente.

Perguntas e Respostas:

1. O Programa Farmácias Populares vai acabar?
Não. O programa será ampliado e, a partir de janeiro, os consumidores que tiverem o Cartão Cuidados Especiais poderão optar entre 2.200 estabelecimentos em todo o estado para adquirir as fraldas geriátricas. Atualmente, são apenas 19 pontos de vendas.

2. Qual é a vantagem dessa mudança?
Atualmente, o usuário pode comprar, por mês, 96 fraldas com preços subsidiados em 19 estabelecimentos. A partir de janeiro, com o Cartão Cuidados Especiais, ele vai receber R$ 76.80 mensalmente e poderá comprar 120 fraldas, em 2.200 farmácias cadastradas no programa 'Aqui tem farmácia popular', do Governo Federal. As pessoas terão mais opções próximas a suas residências (e, também, de marcas e tamanhos de fraldas) e poderão comprar mais fraldas com o mesmo valor. Em alguns casos, o usuário vai dobrar o benefício ao comprar em uma dessas farmácias, pois vai contar, também, com o desconto do Governo Federal, que também é de R$ 76,80/mês.

3. Como obter o Cartão Cuidados Especiais? Só quem já é cadastrado vai se beneficiar?
Quem já é usuário está sendo recadastrado e recebe o cartão até o fim de 2014. Quem não tem pode solicitar até o dia 31 de dezembro em uma das 19 unidades da Farmácia Popular ainda em funcionamento. É preciso levar identidade, comprovantes de renda e residência e receita médica com laudo que justifique o pedido. Após 31/12, a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida vai divulgar o novo procedimento para a obtenção do Cartão Cuidados Especiais.

4. Quem pode ter o Cartão Cuidados Especiais?

5. Como funciona o Cartão Cuidados Especiais?
O cartão recebe um crédito, como acontece com o vale-transporte. É recarregado com R$ 76,80 todo dia 15 de cada mês e pode ser usado em qualquer um dos 2.200 estabelecimentos do RJ credenciados no "Aqui tem Farmácia Popular" e que tenha máquinas de cartão.