04/05/2016
Famosa sucuri parte para outros trabalhos

A sucuri mais famosa do Instituto Vital Brazil, quiçá do país, começa mais uma jornada. Rafaela já foi estrela da novela Pantanal, que tinha o personagem o "velho do Rio" que se transformava nela, e outros programas de televisão e passou por uma taxidermia em 2015, quando retornou ao público na exposição do jardim do Instituto. Agora a estrela entrou em um novo processo: a etapa de preparação do crânio.

A equipe do Laboratório de Coleções Científicas, coordenada por Breno Hamdan, está com a missão de separar a musculatura de cada um dos mais de 50 ossos que compõem o crânio da serpente e deixa-lo funcional para futuros estudos. De acordo com Breno, a peça da célebre Rafaela agora será usada para ensino sobre evolução das espécies, “disciplina mais negligenciada do ensino médio e que causa maior dificuldade no vestibular”; ensino sobre animais peçonhentos, por meio da comparação da dentição entre serpentes com e sem peçonha; e será peça do futuro acervo do Museu de História Natural do Instituto Vital Brazil.

De acordo com Valéria, técnica do setor, o processo começou em 25 de Abril e deve terminar em meado de maio, quando o crânio da Rafaela poderá ser contemplado.