25/07/2013
Friburgo sediará I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Região Serrana

Com o objetivo de despertar o interesse de profissionais de saúde para a prática da fitoterapia, no dia 3 de dezembro, a partir das 8h, profissionais da rede básica de saúde se reúnem em Nova Friburgo para o “I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Região Serrana”. São aguardados 80 inscritos para assistir a palestras com pesquisadores e profissionais atuantes no segmento da fitoterapia, que vão abordar temas como: políticas públicas; legislação vigente; financiamento previsto e indicações terapêuticas das plantas medicinais e fitoterápicos.

A partir das discussões são esperadas ações para implantação dos serviços de fitoterapia na atenção básica dos municípios da Região Serrana, além da sensibilização dos profissionais prescritores para os benefícios dessa prática. Em um segundo momento, serão propostos novos espaços de discussão sobre o tema em diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro. “A proposta é realizar, no mínimo, dois eventos por ano, multiplicando a iniciativa para as demais regiões do Estado do Rio de Janeiro. O próximo evento será realizado na região do Médio Paraíba”, explicou Andrea Gomes, coordenadora do Programa Estadual de Plantas Medicinais do Estado do Rio de Janeiro (Prolam).

O Workshop é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, por meio da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares/SAB e da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos; em parceria com o Instituto Vital Brazil, com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz e com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo.

Programação:

8h às 9h - Credenciamento e café da manhã.

9h às 9h30 - Política Nacional de Plantas Medicinais: histórico e perspectivas de integração entre saúde, ambiente e cultura. Palestrante: Paulo Henrique Oliveira Leda (Fiocruz).

9h30 às10h - Pactuação dos medicamentos fitoterápicos. Palestrante: Suzete Henrique (SAFIE/SES-RJ).

10h às 10h30 - Diagnóstico PICS – RJ. Palestrante: Andréa Gomes (ATPIC/SAB/SES-RJ).

10h30 às 11h - Aspectos regulatórios de plantas medicinais e fitoterápicos. Palestrante: Leide Ferreira (Instituto Vital Brazil).

12h às13h – Almoço.

13h às 17h - Elenco de Fitoterápicos e Indicações Terapêuticas. Palestrante: Dr. Juarez Araújo (Médico fitoterapeuta – Juiz de Fora/MG).

Serviço:

Evento: “I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Região Serrana”.

Data: 03 de dezembro de 2013, de 8h às 17h.

Local: Auditório Cesar Guinle - Avenida Alberto Braune , n°224, Centro, Nova Friburgo.