13/09/2013
Idosos poderão adquirir fraldas geriátricas com mais facilidade
Programa Farmácia Popular do Estado muda e traz vantagens para a terceira idade

Na manhã dessa sexta-feira, 13 de setembro, o Instituto Vital Brazil e a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Seesqv) anunciaram a chegada do Cartão Cuidados Especiais. Nos próximos meses, os idosos usuários do Programa Farmácia Popular passarão a contar com o cartão e a disposição uma rede de mais de mil estabelecimentos comerciais para adquirir fraldas geriátricas e garantir que o insumo não falte em casa.

O Cartão Cuidados Especiais é um cartão de débito que será carregado com um crédito mensal. Ele será destinado apenas aos usuários que adquirem fraldas geriátricas no programa. Com ele, não será mais necessário o deslocamento até uma das 19 unidades do Estado, os idosos poderão comprar perto de sua residência ou outro lugar de sua escolha que tenha o selo Aqui Tem Farmácia Popular. “Pensamos na mesma rede pois os idosos já estão acostumados. A empresa que venceu a licitação receberá a lista de todos os estabelecimentos credenciados para se adequar”, disse Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil.

Foram meses de estudo acerca da problemática da falta de fraldas. O cartão foi pensado como uma alternativa devido a problemas com os fornecedores. “Como órgão do Estado, ficávamos sempre presos a licitações e problemas com fabricantes e fornecedores. Agora, se não tem a fralda em uma farmácia, o idoso poderá comprar em outra. São mais de 1000 farmácias credenciadas”, disse Werneck.

Vantagens

Cartão Cuidados Especiais

Como funciona atualmente

Maior quantidade

120 unidades/mês

96 unidades/mês

Maior variedade de marca e tamanho das fraldas

Todos os tamanhos e modelos que o mercado oferece

M e G

Mais comodidade

Mais de 1000 estabelecimentos credenciados (farmácias e drogarias)

19 unidades em todo o Estado do Rio

A partir do mês de outubro, quatro unidades farão o recadastramento piloto: Niterói, Petrópolis, Resende e Volta Redonda. A transferência do modelo atual para o cartão será feita de forma gradativa até o fim do ano. Os usuários serão recadastrados na própria unidade onde já compram suas fraldas. Outra novidade é que, em breve, a gestão dessa parte da Farmácia Popular será transferida para a Seesqv. Porém, os usuários não sofrerão com essa transição.

“O modelo, criado há 10 anos, já não suporta a demanda atual de 60 mil cadastrados. Além disso, A rede particular oferece maior comodidade em relação à flexibilidade de horários e funcionamento. Com, isso a fralda pode ser adquirida a qualquer momento, inclusive finais de semana e feriados”, ressalta Marcus Vinicius Ferreira, Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. O cartão tem previsão de ser lançado em outubro e até o fim do ano todos terão o seu em mãos, já com crédito para uso.

Outra vantagem é o acompanhamento do programa. De acordo com o presidente do Instituto Vital Brazil, a empresa gestora do cartão emitirá relatórios sobre seu uso para a fiscalização e, em caso de três meses sem utilização, o cartão ficará inativo. “Fizemos uma triagem de quem comprou fralda, pelo menos uma vez, nos últimos 12 meses e percebemos que os cadastros ativos chegam a 30 mil. O atual sistema não dá baixa quando alguém deixa de utilizar o programa ou falece a não ser que alguém leve o atestado de óbito. Também existem casos de uso temporário do insumo como por exemplo, em cirurgias”, exemplificou Werneck.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.