23/09/2014
Instituto Vital Brazil comemora o Dia Nacional do Surdo
Há 14 anos, pessoas com deficiência auditiva fazem parte do corpo funcional do Instituto

No dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Em homenagem, o Instituto Vital Brazil realizará uma programação especial com o objetivo de integrar ouvintes ao universo particular dos 31 colaboradores com deficiência auditiva que fazem parte do corpo funcional do Instituto. As atividades terão início a partir das 9h da manhã, com ginástica laboral, dinâmica de promoção da comunicação entre surdos e ouvintes, além de um bolo comemorativo. O presidente do Instituto Antônio Werneck estará presente para participar das atividades e homenageá-los.

Há quatorze anos, o Instituto Vital Brazil fomenta a inclusão destes cidadãos no mercado de trabalho por meio da contratação de prestadores de serviço surdos que atuam na área de limpeza e conservação. “Eles chegaram em 2000 ao Instituto e a Lei de Libras só foi regulamentada em 2002. Ou seja, por um bom tempo, a comunicação entre eles era improvisada até aprenderem a falar numa língua padrão”, explica a supervisora Jenaisa da Cruz, que vai se formar em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

A falta de uma forma “uniforme” de comunicação já rendeu muitas histórias. Além disso, como muitos não são oralizados (leitura labial), eles tendem a ser chamados de mudos, outra barreira a ser transposta, já que o termo “mudinho” é considerado uma forma pejorativa.

Profissional bilíngue, Jenaisa destaca que há muito que se fazer para viabilizar o desenvolvimento dos funcionários surdos em níveis comunicacionais a fim de não só integrar, mas de incluí-los efetivamente na sociedade. “Pretendemos implantar aulas de libras para os surdos e ouvintes do Instituto. O projeto está em fase de aprovação e busca de financiamento. Temos a previsão de conseguirmos cinquenta participantes, com vinte surdos e trinta ouvintes, que ainda terão aulas sobre noções de cultura surda”, explica.

O Instituto - O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.