13/05/2015
Instituto Vital Brazil participa da 13ª Semana Nacional de Museus


Para comemorar o Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura) promove uma semana de atividades especiais para ampliar a visibilidade das casas de cultura e história espalhadas por todo o território brasileiro. O Instituto Vital Brazil já participa regularmente da Semana e, neste ano, a lembrança será ainda mais especial.

O jardim externo do Instituto, que conta com a exposição permanente de animais peçonhentos, receberá durante os dias 18 a 24 de maio a exposição sobre os 150 anos de nascimento de Vital Brazil Mineiro da Campanha, fundador da instituição. Os painéis a serem expostos reproduzem documentos, fotos e textos do cientista que mudou os rumos do estudo soroterápico e cuja invenção até hoje salva vidas. Os quadros estiveram presentes no Teatro Municipal na cerimônia de comemoração dos 150 anos e a partir do dia 18, estarão disponíveis no Instituto para visita externa. A exposição foi montada pelo Núcleo de Divulgação Científica do Instituto Vital Brazil.

Além da exposição em Niterói, a cidade de Campanha, MG, terra natal do cientista, também receberá exposição fotográfica e atividades campais com o apoio da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do Museu Casa de Vital Brazil.

Instituto Vital Brazil - O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.