16/01/2014
Instituto Vital Brazil produzirá mais dois novos produtos para o SUS
Um comprimido dispersível e uma solução de preservação de órgãos estão na lista de produção

O Instituto Vital Brazil encerra o ano com a assinatura de mais duas parcerias de produção produtiva (PDP) com o Ministério da Saúde. No dia 11, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou o termo de desenvolvimento e formulação da Biotina e de desenvolvimento de solução para preservação de órgãos abdominais destinados ao transplante.

“A proposta é fabricar a Biotina em comprimido dispersível de 5mg, que quando em contato com líquido, rapidamente produz uma dispersão homogênea, o que facilita a medicação ser ministrada até em bebês”, disse Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil. A Biotina é um medicamento utilizado para pacientes com deficiência de biotinidase, doença metabólica tratável na qual o organismo não consegue obter a vitamina Biotina (H) da maneira adequada. “Atualmente não existe fabricação nacional do medicamento ou produto no mercado para ser comercializado, será um produto inovador”, reforçou o presidente.

O diagnóstico precoce, que pode ser feito com o teste do pezinho, com o início do tratamento ainda nos primeiros meses de vida, assegura ao bebê uma vida normal. Estima-se que no Brasil, atualmente, tenham 3200 pessoas que foram detectadas com essa deficiência. A doença pode causar cegueira, problemas neurológicos, perda auditiva etc. O medicamento será fabricado em parceria com o Laborvida, laboratório nacional privado. A Biotina já faz parte da lista de medicamentos estratégicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e é distribuído de forma gratuita para os pacientes.

O outro produto que foi assinado, e será fornecido pelo Instituto Vital Brazil para o Ministério da Saúde, é uma solução para preservação de órgãos abdominais destinados aos transplantes. “O desenvolvimento nacional deste produto, por meio de acordo com o laboratório privado Instituto Georges Lopez (IGL) da América Latina, vai padronizar a qualidade e ampliar o acesso ao líquido, já que existem poucos produtores mundiais”, ressaltou Werneck. A produção se dará em forma de bolsas estéreis com 1000ml ou 2000ml da solução.

Dados divulgados no site do Ministério indicam uma economia de R$ 915,5mil/ano com a produção nacional da Biotina e de R$ 5,8 milhões, em 5 anos, com a produção da solução para preservação de órgãos pelo instituto.

Outra grande conquista para os pacientes do SUS é a inclusão do papel de filtro para coleta de sangue por punção digital na lista de produtos estratégicos. Incluir o insumo foi uma indicação do instituto, que já utiliza o papel de filtro no Programa de Triagem Pré-Natal no Estado. “Esperamos que, com a inclusão do papel de filtro na lista, o programa possa ser ampliado para todo o território nacional”, finaliza Werneck.

Parcerias – O Instituto Vital Brazil tem doze assinaturas de PDP´s com o Ministério da Saúde. A primeira a ser entregue foi a Rivastigmina, em 2012, e esse ano, também iniciou a entrega do Imatinibe. Além desses, estão em fases de desenvolvimentos os seguintes medicamentos: Adalimumabe, Bevacizumabe, Cetuximabe, Etanercepte, Infliximabe, Octreotida, Rituximabe e Trastuzumabe.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.