Programa Jovem Aprendiz

O Instituto Vital Brazil abre inscrições, entre os dias 4 e 28 de junho, para o Programa Jovem Aprendiz. Podem participar jovens de 18 anos a 22 anos, que cumpram os pré-requisitos estabelecidos para o curso escolhido. As inscrições são para Construtor de Edificações, Carpinteiro de Formas e Armador de Ferro. Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos.

Para inscrição, os candidatos precisam estar na faixa etária estipulada e atender aos pré- requisitos dos cursos. Para a vaga de construtor de edificações é necessário ter o ensino fundamental completo. Já para os outros dois cursos é preciso ter, ao menos, até o 7º ano do ensino fundamental.

Ao todo serão 80 vagas divididas entre manhã e tarde. O curso de construtor de edificações tem vagas para ambos os turnos (20 vagas manhã e 20 para o turno da tarde) e duração de 800 horas. Já os cursos de carpinteiro de formas (manhã) e armador (tarde), oferecem 20 vagas cada e ambos possuem a carga horária de 480h.

As inscrições poderão ser realizadas pela internet e também, de forma presencial, no Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do instituto, de segunda à sexta, das 14h às 16h30 (Rua Maestro José Botelho, 64 – Vital Brazil – Niterói), para candidatos da comunidade, ou Senai Niterói (Rua General Castrioto; 460 – Barreto – Niterói) , para candidatos encaminhados por empresas. A prova de seleção acontece no dia 30 de junho, das 9h às 12h, na Unidade Senai, com resultado previsto para dia 12 de julho.

Os cursos serão administrados no Instituto Vital Brazil com instrutores do Senai e tem data marcada para começar: 1º de agosto. O Programa Jovem Aprendiz possui algumas particularidades. O Contrato de Aprendizagem é um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao aprendiz inscrito, formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento por meio da matrícula em entidades qualificadas em formação profissional. O contrato possui registro e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, matrícula e freqüência do aprendiz à escola de ensino regular e inscrição do aprendiz em curso de aprendizagem.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

A matrícula dos aprovados será feita entre os dias 12 e 25 de julho.