29/06/2012
Vital Brazil entrega primeiros lotes de medicamento para Alzheimer

A produção da rivastigmina atenderá toda a demanda nacional, com menor custo para o SUS

Nesta sexta feira, dia 29 de junho, o Instituto Vital Brazil inicia a entrega dos primeiros lotes de Rivastigmina às Secretarias Estaduais de Saúde. A medicação utilizada no tratamento de pacientes portadores de Alzheimer foi encomendada pelo Ministério da Saúde e possui quatro formulações: 1,5mg, 3mg, 4,5mg e 6mg, em blisters de 15 cápsulas cada. A partir de agora, o Ministério poderá atender aos usuários do SUS com menor custo. A distribuição ocorrerá gratuitamente nos polos de atendimento do governo. Posteriormente, o Instituto irá fabricar outra apresentação do medicamento, a solução oral. 

O Vital Brazil será o único laboratório oficial responsável pela produção da Rivastigmina. A produção é fruto da parceria com o Laboratório Farmacêutico Laborvida, com participação da EMS e das indústrias de química fina Globe e Nortec. O convênio é resultado da estratégia do Governo Federal para integrar setores públicos e privados, a fim de estimular a fabricação de medicamentos no Brasil e, assim, fortalecer o campo da Saúde.

O Alzheimer é uma doença degenerativa, ainda incurável e terminal, caracterizada pela perturbação de múltiplas funções cognitivas, como memória, atenção, aprendizado, cálculo, linguagem e julgamento. Esses sintomas, às vezes, são acompanhados por deterioração do controle emocional, do comportamento social ou da motivação. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem da doença, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).  

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.