26/07/2012
Vital Brazil inaugura Laboratório de Novas Formulações
A parceria com a UFF propiciará pesquisas e desenvolvimento de novos medicamentos

O Instituto Vital Brazil, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), inaugurou, na manhã dessa quinta-feira, 26 de julho, o Laboratório de Desenvolvimento de Novas Formulações e o Laboratório de Produtos de Microalgas. A parceria visa incrementar as pesquisas e desenvolvimento de novos medicamentos, como fitoterápicos, produtos sintéticos, cosméticos, pesquisa com microalgas entre outros projetos.  

Os laboratórios serão operados no Parque Tecnológico da Vida. O Parque reúne empreendimento, captação de recursos e tem como objetivos gerar produtos e serviços inovadores em sua área de atuação e promover o desenvolvimento econômico e social do estado. 

A mesa de abertura foi formada pelo presidente do Instituto Vital Brazil, Antonio Werneck, a Secretária Estadual de Saúde em Exercício, Monique Fazzi, o Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, o presidente da Casa de Vital Brazil, Érico Vital Brazil, e o Diretor do Laboratório Universitário Rodolpho Albino, Antônio Carlos Carreira Freitas.

“O Instituto Vital Brazil deixa de ser apenas um produtor de soro e retoma a produção de medicamentos e agora a parte de descoberta científica e capacitação de mão de obra. Com essa parceria, pretendemos cobrir a demanda de pesquisas de novas formulações na área da saúde”, disse o presidente do instituto, Antonio Werneck. 

Os laboratórios serão órgãos estratégicos de serviços, pesquisa e desenvolvimento para atendimento às empresas vinculadas ao Parque Tecnológico da Vida e às demandas estipuladas na política de saúde do Governo do Estado e Federal. O projeto recebeu cerca de R$ 230 mil da Faperj, por meio de edital, e R$ 70 mil do Instituto Vital Brazil. A UFF cedeu equipamentos para os laboratórios.

O evento contou com a presença de diversos representantes da UFF (ex-reitores, pró-reitores, professores e alunos), diretores, assessores e colaboradores do Vital Brazil e representantes de parceiros do Instituto, como a empresa farmacêutica EMS, Associação Brasileira de Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rede Vital para o Brasil, Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Noap/UFBA), Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro (Femptec), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos (SBF) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).