04/05/2016
Projeto ambiental do Vital Brazil completou um ano

O Projeto do Instituto Vital Brazil “Biota Rio: diversidade e conservação da herpetofauna em um remanescente de Mata Atlântica no módulo do IVB, campus Nova Friburgo/RJ” completou um ano em 2016. O foco do trabalho era descrever a herpetofauna local (répteis e anfíbios) parte de uma série de estudos ambientais obrigatórios para transformar a área em uma Unidade de Conservação (UC).

De acordo com Breno Hamdan, do Departamento de Coleção Científica, e responsável pelo projeto, “conseguimos registrar e coletar amostras da riqueza da ​fauna e destacamos a existência de espécies indicadoras de qualidade ambiental, como a ​jararaca cotiara Bothrops fonsecai, que desde 1994 não era registrada pelo Instituto e é vulnerável a extinção”. Durante o trabalho de campo, a equipe também encontrou uma espécie de peixe e quatro espécies de aves ameaçadas de desaparecerem.

Esses animais são bioindicadores e atestam a boa qualidade da água no rio que passa pelas terras do módulo e indicam que a mata está saudável. "Confirmamos a importância de transformar a área em uma UC. ​Dados apontam que, em 50 anos, a mata que estiver fora de unidade de conservação desaparecerá". O Biota Rio é uma parceria do Instituto com SOS Mata Atlântica e Brasil Kirin​ e contou com a ajuda de 14 colaboradores de sete instituições.