05/09/2012
Instituto Vital Brazil realiza a Semana da Saúde Ambiental
Cooperação com famílias do Morro Vital Brazil busca solucionar problemas com o lixo

Nos dias 10 a 16 de setembro, o Instituto Vital Brazil, em parceria com a ONG Soluções Urbanas, promove a Semana da Saúde Ambiental, no Morro Vital Brazil. Durante seis dias, moradores, equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros farão uma grande ação comunitária em prol da saúde e do bem estar da comunidade.

O evento é resultado de diversas ações de pesquisa e diálogo com os moradores, como a Oficina sobre Percepção de Riscos promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Soluções Urbanas com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do trabalho de mapeamento de córregos e nascentes, iniciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“A ideia do mutirão surgiu dos próprios moradores e a expectativa é que esse movimento tenha continuidade. Nosso objetivo é somar a ação do poder público ao envolvimento da comunidade para chegar a uma mudança de comportamento de ambas as partes. Juntos, podemos corrigir as falhas existentes e construir uma nova forma de gerir os resíduos”, explicou Mariana Estevão, coordenadora do projeto Arquiteto de Família e organizadora da Semana.

As atividades começam no auditório do Instituto Vital Brazil, com a reunião de planejamento das atividades, na segunda-feira, dia 10, às 19h. O encontro terá a participação dos moradores para cadastrar os córregos poluídos próximos às suas casas, para que a Clin e a Secretaria de Meio Ambiente realizem a limpeza a partir da manhã de quarta-feira, dia 12.

No dia 11, das 14h às 16h, e no dia 13, das 9h às 12h, o Centro Comunitário Vital Brazil, inaugurado em julho desse ano, será um espaço de trocas: o morador que levar óleo de cozinha usado receberá produtos de limpeza; e as famílias assistidas pelo Arquiteto de Família poderão trocar embalagens Tetra Pak pela moeda social, o Trocado Vital. Cada quatro litros em embalagens equivalem a um trocado vital. O material recolhido será transformado em telhas ecológicas pela empresa Recicoleta e pela própria Tetra Pak.

A tradicional Feira de Trocas Solidárias – que chegou a sua 11ª edição e está completando um ano de existência – reunirá os integrantes do Arquiteto de Família no sábado, dia 15, às 9h. Desde 2008, 112 famílias do Morro Vital Brazil são atendidas pelo projeto, que busca elaborar ações políticas voltadas para a melhoria habitacional da região, com foco na saúde e na segurança. Com o Trocado Vital em mãos, as famílias cadastradas adquirem as mercadorias necessárias para as reformas nas casas, como cimento, pisos, latas de tinta, entre outros.

A programação da Semana da Saúde Ambiental se encerra com um grande mutirão de limpeza, no domingo, dia 16, a partir das 8h, com o apoio da Defesa Civil, dos bombeiros e da Clin.