27/08/2013
Vital Brazil cria gerência para produção de medicamentos biológicos
Objetivo é desenvolver a cadeia produtiva dos biomedicamentos em território nacional

A aceleração da produção de medicamentos biológicos em território nacional passa pelo Instituto Vital Brazil. O órgão se prepara para entrar na vanguarda do conhecimento científico com a criação da gerência de biomedicamentos que atuará na pesquisa e desenvolvimento para produção de biológicos no Brasil. O objetivo é incorporar a tecnologia atual para produção de monoclonais e apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva dos biomedicamentos em território nacional.

A nova gerência fortalece as parcerias com o setor privado nacional e terá a cooperação do Laboratório Universitário Rodolpho Albino (Lura/UFF) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A equipe do Lura vai atuar na pesquisa, desenvolvimento e inovação dos produtos, já os alunos do curso de farmácia da Uerj poderão estagiar no desenvolvimento dos medicamentos.

“O Vital Brazil, na primeira fase, incorpora as tecnologia das empresas privadas para produção dos medicamentos. Nós funcionaremos como porta de entrada desses biológicos. A partir da assinatura, ocorrida em junho, temos cinco anos para aprender a desenvolver os medicamentos em território nacional e a gerência de biomedicamentos acompanhará toda a transferência de tecnologia para, no futuro, produzirmos e garantirmos o abastecimento nacional com diminuição dos gastos do Ministério da Saúde”, explica Jorge Coelho, Diretor Industrial do Vital Brazil.

Os biomedicamentos são produtos avançados feitos a partir de organismos vivos e envolvem diferentes linhagens celulares. Na tentativa de inovar e melhorar os processos, as indústrias brasileiras buscam a produção desses medicamentos com a expressão em animais transgênicos e plantas transientes. Os biológicos são usados no tratamento de doenças complexas como câncer e artrite reumatoide e têm custo mais alto que os sintéticos químicos. Apesar de representarem apenas 5% da quantidade de medicamentos distribuídos pelo governo, eles correspondem a 43% do gasto total, ou seja, R$ 5 bilhões por ano já que não há produção nacional e todos precisam ser importados.

De acordo com a Gerente de Biomedicamentos, Janaina Tokuda, as etapas da parceria entre laboratórios públicos e privados (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo – PDP) receberão acompanhamento contínuo de técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja na tabela quais os biomedicamentos serão produzidos pelo Instituto Vital Brazil:

Indicação

Produto

Parceiros Públicos

Parceiros Privados

Oncológico

Trastuzumabe

Vital Brazil

Bionovis

Oncológico

Cetuximabe

Vital Brazil e Biomanguinhos

Bionovis

Artrite Reumatóide

Infliximabe

Vital Brazil e Biomanguinhos

Bionovis

Oncológico + DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)

Bevacizumabe

Vital Brazil

Bionovis

Oncológico

Adalimumabe

Vital Brazil

PharmaPraxis (situada na Fundação Biorio)

Artrite Reumatóide

Etanercepte

Vital Brazil e Biomanguinhos

Bionovis

Linfoma e Artrite Reumatóide

Rituximabe

Vital Brazil e
Biomanguinhos

Bionovis

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro vinculado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios públicos brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.