10/03/2016
Vital Brazil investe em pesquisa de biodiversidade em Tanguá
Fauna e flora da Serra do Barbosão serão estudados pelo Instituto em parceria com a Prefeitura

O Instituto Vital Brazil teve sua proposta de projeto de Levantamento Preliminar de Fauna e Flora do Parque Natural Municipal Serra Barbosão, em Tanguá, aprovado no edital de Unidades de Conservação Municipais (UCs) promovido pela ONG SOS Mata Atlântica. O projeto tem como objetivo realizar o levantamento florístico e faunístico preliminar de aves, répteis e lepidópteros (ordem de insetos muito diversificada, que inclui borboletas e mariposas) do Parque. A segunda etapa do projeto, entrega de documentos, deverá ser realizada até 15 de abril.

O inventário preliminar da fauna e flora trará subsídios científicos importantes para o conhecimento e a conservação da Mata Atlântica, elaboração do Plano de Manejo do Parque e para fortalecimento das atividades de popularização da ciência e educação sócio ambiental desenvolvidas no Módulo Científico e Cultural do Instituto Vital Brazil, em Tanguá. Serão realizados estudos da biodiversidade local que terá como resultado a produção de materiais científicos e didáticos sobre a biodiversidade presente no Parque Municipal Natural da Serra do Barbosão, mapeamento das trilhas ecológicas que permitirão a realização de trabalhos em educação ambiental e o desenvolvimento de uma lista com espécies nativas, dos grupos estudados, e exóticas presentes na região.

De acordo com o Diretor Científico do Instituto, Claudio Maurício de Souza, com esse projeto, o Instituto consolida a retomada de um dos princípios mais importantes do cientista Vital Brazil, o estudo da biodiversidade, além das questões que envolvem sustentabilidade e cidadania. “O projeto de identificação da biodiversidade local faz parte de um plano muito maior, o “Biota Vital” que reunirá toda a Biota, que é o conjunto de todos os seres vivos de um determinado ambiente, de todos os Campi do Instituto”, declarou. “Além disso, pretendemos fazer a identificação das borboletas para o futuro borboletário que será construído no Módulo Científico e Cultural Vital Brazil, em Tanguá”, completou Claudio Maurício.
A Serra do Barbosão integra o corredor ecológico Sambê - Santa Fé – Barbosão que influencia indiretamente os municípios vizinhos de Rio Bonito, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu que se destacam na preservação de seus remanescentes florestais e sua biodiversidade local.

Campus Tanguá – O Módulo Científico e Cultural Vital Brazil, inaugurado em maio de 2014, foi estruturado para ser um polo de educação ambiental e sanitária, com cursos regulares e treinamento para equipes de saúde e meio ambiente. Nesse campus, são desenvolvidos projetos de pesquisa nos parques (áreas verdes) e áreas de preservação da região.
O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.