13/11/2014
Vital Brazil produzirá mais um medicamento para o SUS
Medicamento é usado no tratamento de artrite reumatoide e Doença de Crohn

Nesta quarta-feira, dia 12, o Ministério da Saúde anunciou mais um medicamento que o Instituto Vital Brazil produzirá para o Sistema único de Saúde (SUS): o infliximabe, usado no tratamento de artrite reumatoide e Doença de Crohn. Para a produção, o Vital Brazil firmou parceria com a gigante farmacêutica Bionovis. A demanda do país será coberta, além de pelo Instituto, por Biomanguinhos, com a produção de mais de 200 mil frascos-ampolas.

O infliximabe faz parte da lista de medicamentos estratégicos desde maio de 2010 e já é entregue gratuitamente para pacientes do Sistema Único de Saúde. Com o contrato, a estimativa do Ministério da Saúde é de uma economia de R$ 10 milhões ao ano.

A atrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés mas pode estar em outros órgãos do corpo como pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos. Ocorre em cerca de 1% da população, ou seja, uma em cada 100 pessoas pode ter a doença. Embora seja mais comum em pessoas entre 35 e 55 anos, ela pode acontecer em qualquer faixa etária, da infância à terceira idade e é mais comum entre mulheres, de quatro a cinco vezes. A causa da artrite reumatoide é desconhecida e não tem cura. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.

A doença de Crohn também é uma enfermidade inflamatória crônica, porém ela pode afetar todo o sistema digestivo, mas acomete especialmente o íleo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o cólon. Esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa. A causa da enfermidade é desconhecida, mas não estão descartadas as hipóteses de que seja provocada pela desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou infecciosos também podem estar envolvidos. A doença de Crohn se manifesta igualmente em homens e mulheres e, em grande parte dos casos, em parentes próximos. A incidência é maior entre os 20 e os 40 anos e mais alta nos fumantes, além de ser um fator de risco para o câncer de intestino. A enfermidade tem crescido nos últimos anos.

Em 2010, no Brasil, a incidência passou de 5 para cada 100.000 habitantes para 50 casos para cada 100.000 habitantes por ano.

O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.