26/11/2012
Vital Brazil recebe prêmio em gestão de resíduos

O Instituto Vital Brazil conquistou o 3º lugar na categoria “Gestão de Resíduos” do 4º Prêmio Melhores Práticas e 7º Fórum da A3P. O fórum aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro e teve como tema o “O Consumo Sustentável e a Gestão de Resíduos na Administração Pública”. O instituto foi premiado com o projeto “Telhados Ecológicos: Logística Reversa de Caixas Longa Vida na Promoção da Saúde da Família”, escrito por Elisa Batos. Em 2011, o instituto recebeu o prêmio de 2º lugar.

Desde 2007, o Instituto Vital Brazil é um dos pontos de coleta oficial de embalagens Tetra Pak para reciclagem. A entrega das embalagens é simples e rápida. Para evitar mau cheiro e aparecimento de insetos, as embalagens devem ser lavadas antes de serem depositadas nos coletores, bem como amassadas para diminuir seu volume. Desde que começou a coletar caixas de longa vida, o instituto já conseguiu que mais de duas toneladas desse material não fosse parar nos lixos ou mesmo nas ruas. Qualquer um pode levar embalagens Tetra Pak ao Instituto para serem recicladas. O Centro de Coleta de Embalagens Longa Vida do Instituto Vital Brazil funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 12h. O endereço é Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói/RJ.

Já para os moradores do Morro Vital Brazil, o Instituto Vital Brazil realiza a Feira de Trocas, parte do programa Arquiteto de Família, que visa dar assistência técnica para o desenvolvimento de projetos para reformas de moradias de comunidades. A Feira de Trocas consiste na troca de quatro embalagens Tetra Pak pela moeda social “Trocado Vital”. Ao acumular cinco trocados, o morador que faz parte do Arquiteto de Família pode adquirir uma telha, produzida a partir da reciclagem das embalagens Tetra Pak que são trocadas na própria feira. Esta telha oferece melhor conforto térmico, já que reduz em 30% a passagem de calor. O principal objetivo é permitir que as pessoas atendidas tenham acesso a um material de qualidade, sem uso do dinheiro e com preocupação pelo ambiente. O Arquiteto de Família é um programa do Instituto Vital Brazil em parceria com a Ong Soluções Urbanas.