10/04/2014
Workshop de Validação de Limpeza
Evento pretende discutir e avaliar os regulamentos nacionais e internacionais

Nos dias 7 e 8 de maio, o Instituto Vital Brazil promove o workshop de Validação de Limpeza, a partir das 8h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói - Rua General Andrade Neves, 31, Centro. O evento tem como objetivo ser um ambiente de difusão e construção de conhecimento entre profissionais da área, com exposição, discussão e avaliação crítica de regulamentos nacionais e guias internacionais. O foco principal será a Validação de Limpeza em Processos de Produção de Medicamentos Biológicos, em especial produtos injetáveis. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

“Queremos continuar a discussão sobre o tema validação, que aconteceu em 2012 e 2013, com os temas validação de metodologia analítica e de processo, respectivamente”, explica Antônia Cavalcanti, coordenadora do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Instituto Vital Brazil e organizadora do evento. A preocupação com um adequado processo de limpeza nas atividades da área de saúde, em especial na fabricação de insumos farmacêuticos e medicamentos, se deve a necessidade de eliminar contaminantes do meio de produção

Segundo Antônia, a validação de limpeza ganhou destaque mundial nas discussões técnicas nos anos 90, quando um processo de limpeza inadequado levou a contaminação de um produto por resíduos de agrotóxicos. É uma das formas mais eficazes para se controlar a contaminação dos produtos por subprodutos, inclusive tóxicos, reagentes e solventes, insumos de lote anterior, microorganismos, agentes de limpeza, lubrificantes e sujidades provenientes do desgaste dos dispositivos móveis utilizados nos equipamentos.

Validações - são requisitos necessários nas boas práticas de fabricação, essenciais na comprovação de todo o processo farmacêutico, de acordo com a resolução da Anvisa. Desde o início da implementação, há mais de 20 anos, os conceitos estão em constante evolução, com frequentes atualizações por parte dos profissionais da indústria farmacêutica. No Brasil, é requerimento regulatório constante nas resoluções de Boas Práticas de Medicamentos (RDC nº 17/2010) e de Insumos Farmacêuticos Ativos (RDC nº 249/2005) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja abaixo o material disponibilizado pelos palestrantes:

"Fundamentos da Validação de Limpeza" - Valéria Yugue

Material Complementar

Programação:

7 de maio de 2014 (auditório do 7º andar)

* Valéria Yugue - Consultora da HSV Consultores Associados e da Yugue Assessores, Farmacêutica Bioquímica pela USP, MBA em Marketing pela Media Marketing School, atuou nas áreas de Garantia de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Validação e GMP em empresas como: Alcon, Johnson & Johnson, Wyeth Whitehall e Novartis.

8h – 9h

Credenciamento

9h – 12h

Fundamentos da Validação de Limpeza
1. Conceitos de Validação de Limpeza e seus aspectos regulatórios
2. Desenvolvimento de um Procedimento de Limpeza
3. Desenvolvimento de um Programa de Validação de Limpeza

• Seleção do pior caso
  • Seleção dos limites de contaminação
  • Seleção dos métodos de amostragem
  • Seleção dos métodos analíticos
  • Critérios de aceitação

12h – 14h

Almoço

14h – 17h

4. Planejamento e execução da Validação de Limpeza
5. Desenvolvimento do Plano Mestre de Validação de Limpeza
6. Elaboração da análise de risco de limpeza
7. Estudo das rotas produtivas – sólidos, líquidos, semissólidos e injetáveis.
8. Cálculo das áreas de equipamentos
9. Definindo os piores casos
10. Elaboração de Protocolos de estudos

8 de maio de 2014 (auditório do 3º andar)

* Marco Antonio Stephano - Médico Veterinário (UFRRJ), mestre em Farmacologia pela Unicamp e doutor em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica pela USP. Foi Pesquisador Científico do Instituto Butantan. É professor doutor da USP, assessor ad hoc da Fapesp, faz parte do Comitê Técnico Temático de Produtos Biológicos da Farmacopeia Brasileira junto à Anvisa, é membro do Comite Board on Global Health, Institute of Medicine of The National Academies, em Washington/EUA, e ocupa a cadeira de número 17 da Academia Nacional de Farmácia, desde 2013.

8h30 – 12h

Validação de Limpeza em Processos de Produção de Medicamentos Biológicos: ênfase para produtos injetáveis
1. Introdução:

• Marcos regulatórios internacionais
  • Marcos regulatórios nacionais

2. Concepção e Desenvolvimento do Processo de Limpeza

• Indicadores de limpeza para Produtos Biológicos

- Em relação à origem:
Célula procariota
Célula Eucariota
Levedura
Célula de Mamífero