Projeto LEIA

O Projeto Lendo Estamos Incentivando a Cultura, conhecido como “Leia”, surgiu em 2011 como proposta de caráter social, cultural e educacional a fim de contribuir para uma mudança de hábitos em crianças, adolescentes, adultos e idosos do entorno do Instituto Vital Brazil. O projeto pretende estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, o prazer da leitura e a fruição cultural, além da promoção do resgate da cidadania e do desenvolvimento da autoestima.

Do início da sua implantação pelo Centro de Estudo e Aperfeiçoamento, em 2011, até 2012 foram realizados encontros semanais com a participação de 15 pessoas em cada reunião. Em 2013, o Projeto cresceu e passou por uma reformulação ao ser contemplado pelo Edital 03/2013 – Apoio a Pontos de Leitura, da Secretaria Estadual de Cultura, o qual será desenvolvido a partir de outubro 2014, em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

O projeto contará com dois polos: um fixo, na Biblioteca do Instituto Vital Brazil, e outro itinerante, que circulará pelo entorno do Instituto, permanecendo por dois meses em cada local, a ser indicado previamente por um Conselho Gestor. Cada polo terá um arquivo próprio que conta com acervo de 73 itens entre livros, audiolivros, livros em braile e filmes de diferentes faixas etárias (do infantil ao idoso).

São atividades variadas, integradoras e programadas semanalmente, sempre orientadas por monitores acadêmicos de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense (UFF) e outros convidados. Todos os participantes terão acesso livre ao acervo.
A programação bimestral estará disponível no site: www.vitalbrazil.rj.gov.br, na Instituição e ainda nos polos itinerantes, onde poderão entrar em contato para mais informações, sugestão, reclamação ou elogios.