03/09/2011
Instituto Vital Brazil realiza a 1º Feira de Troca Solidária
Para conseguir material para reforma da casa não é necessário uso de dinheiro

Que tal conseguir itens de acabamento para a obra da sua casa e ainda ajudar a preservar a natureza? No dia 3 de setembro, das 9h às 12h, o Instituto Vital Brazil, em parceria com a Leroy Merlin e a Ong Soluções Urbanas, vai promover a 1º Feira de Trocas Solidárias. A feira vai disponibilizar materiais como pisos, tintas, cimento, prateleiras, luminárias, caixas organizadoras, escadas, portas, espelhos de tomada, torneiras etc. A feira de trocas é destinada aos moradores das 100 casas do Morro Vital Brazil que participam do projeto Arquiteto de Família (assessoria técnica com projetos habitacionais). O principal objetivo é permitir que as famílias atendidas tenham acesso a mercadorias sem uso do dinheiro e com isso possam fazer as melhorias propostas pelo projeto.

Para adquirir qualquer um dos produtos, a pessoa deverá trocar embalagens longa vida (caixas de leite, geléia, leite condensado, sucos e outros) pela moeda social “trocado vital”. Cada 4 litros em embalagens equivalem a um trocado vital. Por exemplo, um espelho de tomada custará TR$ 5,00 (ou seja, 20 embalagens de 1 litro).

Ao mesmo tempo, que a feira propicia a melhoria habitacional, também promove a consciência ambiental. “Esse é um trabalho já realizado no Instituto Vital Brazil pela bióloga Luiza Perin, em parceria com a Recicoleta. Todo material recolhido na feira, será enviado à empresa Recicoleta, que transforma embalagens tetra pak em telhas ecológicas”, disse Aline Rocha, assistente social do projeto.

As telhas ecológicas também irão para a feira e poderão ser adquiridas com o trocado vital.

Com a feira será possível, além de não utilizar dinheiro, estimular as famílias a executarem os projetos elaborados pelos Arquitetos de Família, promover o desenvolvimento local sustentável baseado na melhoria da qualidade da moradia somada a preservação do ambiente e reduzir a emissão de resíduos pelas empresas colaboradoras. Informações pelo telefone 2711-9223 ramal 183 ou pelo e-mail: moedasocial@gmail.com.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.