Feira de Troca Solidária

Parceria do Instituto Vital Brazil com a Soluções Urbanas e outros parceiros corporativos e particulares, a Feira de Trocas Solidárias é uma das estratégias de viabilização de obras do projeto Arquiteto de Família e acontece a cada dois meses, no Centro Comunitário da comunidade. A feira disponibiliza materiais doados pelos parceiros como sobra de obra ou de estoque, como pisos, tintas, cimento, prateleiras, luminárias, caixas organizadoras, escadas, portas, espelhos de tomada, torneiras etc. Essa ação de Economia Solidária é destinada aos moradores das casas do Morro Vital Brazil assistidas pelo projeto Arquiteto de Família. O principal objetivo é permitir que as famílias atendidas tenham acesso a mercadorias com uso de uma moeda própria para que com isso possam fazer as melhorias propostas pelo projeto.

Para adquirir qualquer um dos produtos, o morador troca embalagens longa vida (caixas de leite, geléia, leite condensado, sucos e outros) pela moeda social “trocado vital”. Cada quatro litros em embalagens equivalem a um trocado vital. Por exemplo, um espelho de tomada custará TR$ 5,00 (ou seja, 20 embalagens de 1 litro).

Ao mesmo tempo, a feira propicia a melhoria habitacional e promove a consciência ambiental. Atualmente essa ação conta com a parceria com da Recicoleta, da Tetra Pak e do Rotary Clube de Niterói. Todo material recolhido na feira é enviado à empresa Recicoleta, que transforma embalagens Tetra Pak em telhas ecológicas.
As telhas ecológicas também irão para a feira e poderão ser adquiridas com o trocado vital. Com a feira é possível, além de não utilizar dinheiro, estimular as famílias a executarem os projetos elaborados pelos Arquitetos de Família, promover o desenvolvimento local sustentável baseado na melhoria da qualidade da moradia somada à preservação do ambiente e reduzir a emissão de resíduos pelas empresas colaboradoras.