Visitações


Exposição Permanente

Cobras, aranhas e escorpiões podem ser vistos no Centro de Exposição Permanente, no jardim da entrada principal do Instituto Vital Brazil. A atração faz parte do roteiro turístico de Niterói e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 16h30. O Instituto Vital Brazil fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

TEMPORARIAMENTE A EXPOSIÇÃO PERMANENTE ESTÁ FECHADA PARA MANUTENÇÃO.

Píton Albina

O jardim conta ainda com o viveiro do mascote do Instituto Vital Brazil, a píton albina “Sivuca”. O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. A píton é uma espécie que costuma ser escura com manchas pretas. O mascote do Vital Brazil, no entanto, é branco com manchas amarelas e, por isso, se destaca entre os outros animais. Um bicho como esse é raríssimo de se encontrar. Solto na natureza geralmente sobrevive por pouco tempo. Por não conseguir se camuflar, torna-se presa fácil.

Extração pública de veneno

Mensalmente, quem quiser poderá conferir extrações públicas de venenos de cobras e escorpiões. A iniciativa é parte do projeto “Um toque de ciência”, que tem o objetivo de informar e educar sobre animais peçonhentos, pesquisas e questões ambientais. O evento é gratuito e começa às 10h.

Os biólogos e pesquisadores do Vital Brazil explicam passo a passo a retirada do veneno dos animais e, depois do processo da extração, respondem às dúvidas que surgirem.

TEMPORARIAMENTE A EXTRAÇÃO PÚBLICA DE VENENO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO POR CONTA DA PANDEMIA. 

Veja aqui o filme da extração de veneno aberta ao público.

Confira a próxima data pelo telefone 0800 022 1036.